Menção honrosa
Área de Reabilitação Urbana
ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DE MINDE
Minde, Concelho de Alcanena
PROMOTOR
Câmara Municipal de Alcanena
EXECUÇÃO
PROJECTO
Coordenação técnica
Arq.º Sérgio Simões

No âmbito do Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (RJRU, operado pela Lei n.º 32/2012 de 14 de agosto), a Área de Reabilitação Urbana de Minde foi aprovada em Assembleia Municipal a 19 de junho de 2015 e publicada em Diário da República, 2ª Série, sob o Aviso n.º 7529/2015 de 7 de julho.

A definição da ARU de Minde procura constituir uma forma de incentivo às ações de reabilitação urbana no concelho, de forma a salvaguardar, qualificar e dinamizar as áreas mais centrais e históricas do município, valorizando e dignificando o seu parque habitacional, bem como os seus edifícios e espaços de utilização coletiva.

A metodologia do trabalho originou dois documentos, sendo que o primeiro - Estudo Subjacente à delimitação da ARU de Minde - consiste no suporte inicial, um estudo mais alargado da freguesia de Minde e enquadramento no concelho de Alcanena; e o segundo - Memória Descritiva e Justificativa da ARU de Minde - consiste na consolidação das estratégias de intervenção.

O Estudo Subjacente à delimitação da ARU de Minde integra os enquadramentos geográfico, histórico, legislativo e demográfico, bem como a caracterização e análise de edificado e espaço público, infraestruturas, acessibilidade e mobilidade, equipamentos e património, vias, limites, bairros, pontos nodais, marcos, iluminação, mobiliário urbano, estacionamentos e pavimentos. A Memória Descritiva e Justificativa da ARU de Minde integra as estratégias extraídas das análises do estudo inicial, identificando os problemas da área de estudo e definindo os objetivos estratégicos e unidades de intervenção.

A delimitação da ARU de Minde traduz, de forma geral, o conjunto de objetivos e de medidas estratégicas a implementar para que o município de Alcanena tenha um papel ativo e dinamizador na melhoria da qualidade de vida da população.

As opções estratégicas de Reabilitação e de Revitalização, definidas para a Área da Reabilitação Urbana de Minde, passam pela concretização dos seguintes objetivos:

1. Garantir a proteção do património e promover sua valorização;
2. Reabilitação dos edifícios degradados;
3. Requalificar os espaços verdes, urbanos e equipamentos de utilização coletiva;
4. Promover a melhoria geral da mobilidade;
5. Promover a criação e melhoria das "acessibilidade para todos".

O quadro de apoios e incentivos à reabilitação urbana está presente na Memória Descritiva e Justificativa da ARU de Minde. Os apoios e benefícios fiscais são concedidos aos proprietários dos imóveis que realizem uma "ação de reabilitação", conforme as condições presentes no respetivo documento.