Menção honrosa
Reabilitação de Edifício Habitacional
Casa do Rosário
Rua do Rosário, Cedofeita, Porto
PROMOTOR
Entidade Promotora
António Leitão
EXECUÇÃO
Entidade Construtora
António Costa Gomes
PROJECTO
Autor do Projeto
Atelier depA - Arquiteta Margarida Leitão
A Casa do Rosário já tinha quase tudo. Uma escala confortável, uma matriz compositiva ajustada e uma atmosfera cativante. O grande desafio foi hiperbolizar a sua alma doméstica, desenhando pouco, transformando ainda menos.

O entendimento da matriz compositiva e construtiva encontrada como um todo, como uma estrutura a preservar capaz de se adaptar, como contentor para vários programas é a garantia de que esta casa que já foi uma, que agora são cinco e que também já foram três pode facilmente voltar a ser tudo isso outra vez. A madeira já fazia parte da composição - foi reabilitada, reutilizada e enxertada.

A escolha dos momentos de transformação foi crua e pragmática ¿ aumentou-se o espaço habitável reconfigurando a cobertura e as varandas voltadas para o pátio com recurso a elementos de madeira lamelada e revestiram-se os espaços molhados (cozinhas, casas de banho e varandas) com mosaico hidráulico.

Na reabilitação foi conservada e reforçada a estrutura de madeira, foi mantido e somado o soalho de pinho nacional, foram relocalizados vários elementos construtivos como portas aros e guarnições, acrescentadas bandeira centenárias que foram rejeitadas de outros edifícios (que aqui viraram janelas de batente na nova fachada tardoz) e deixaram-se a nu alguns dos elementos/técnicas construtivas originais (paredes de tabique, barriga da claraboia, estrutura da cobertura) como manifesto de resistência que grita "eu ainda sou o que era".

O edifício espelha hoje a diversidade do cosmopolitismo contemporâneo, fundindo o intrínseco ambiente doméstico do Porto, com peças de mobiliário novas desenhadas à medida a partir de elementos de madeira de riga reciclados da própria obra, como os roupeiros sem portas, os móveis aparadores e as mesas, com adição de elementos fabricados com painéis novos em "tricapa" de madeira de abeto, como as camas e os móveis de cozinha.