Menção honrosa
Reabilitação do Conjunto Urbano
REABILITAÇÃO DOS EDIFÍCIOS DO LAGARTEIRO
Bairro do Lagarteiro, Blocos 10 a 13, Rua Diogo Macedo e Alameda Arq.º Carlos Ramos, Campanhã, Porto
PROMOTOR
CMPH - DomusSocial - Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, E.M.
EXECUÇÃO
Befebal II, Lda. (10 e 11)
PROJECTO
Coordenação técnica
Arq.º Paulo Tormenta Pinto
Arquitetura
Domitianus Arquitectura, Lda. (Paulo Tormenta Pinto com Rosa Bastos, Gonçalo Oom e Joana Moreira)
Especialidade
Gás Natural - Augusto Teixeira; Electricidade - Ruben Sobral

O Bairro do Lagarteiro localiza-se na zona oriental da cidade do Porto, na proximidade do concelho de Gondomar. A sua construção foi realizada em duas fases, uma delas em 1973 e a outra em 1976. Na altura o acesso ao centro da cidade era amplamente dificultado devido ao impacto geomorfológico do Vale de Campanhã. Com as alterações infraestruturais introduzidas em torno da ponte do Freixo e estádio do Dragão, lançaram-se bases para a articulação do Bairro com a cidade. É neste contexto que em 2008 se iniciou um processo de reabilitação do Espaço Público, estendendo-se à intervenção no edificado.

O projecto que agora se apresenta corresponde à reabilitação de uma parte dos edifícios do Bairro, designadamente dos blocos 10 a 13, num total 24 edifícios.

A intervenção incidiu nas áreas comuns, nomeadamente na recuperação de fachadas, elementos prefabricados e de tijolo cerâmico; fecho das caixas de escada; substituição de caixilharias; introdução de estendais; substituição de coberturas; e Introdução de novas redes de infraestruturas colectivas para água, electricidade, gás, e ITED. 

Os edifícios dispõem agora de uma melhor qualidade térmica e material, apresentando uma expressão renovada e humanizada, caracterizada pelas superfícies brancas dos elementos prefabricados, em contraponto com panos de tijolo e com os socos negros.