Prémio IHRU

O Prémio IHRU foi criado em 2008, sendo herdeiro dos prémios INH e RECRIA, constituindo-se desta forma como o prémio mais antigo nesta área.

Teve como principal objetivo incentivar à qualificação funcional, estética e social mas também, e sobretudo, à qualificação ambiental das nossas cidades, procurando valorizar e divulgar as boas práticas que conduzem a estes objectivos.

Pretendia estímular os agentes públicos e privados que têm a sua actividade na construção de empreendimentos de habitação de interesse social, na reabilitação isolada de imóveis, na reabilitação ou qualificação de espaço público e na reabilitação integrada de conjuntos urbanos.

Inicialmente, foi estruturado em duas variantes - Construção e Reabilitação, cada uma com linhas específicas. 

Em 2010, foi criada uma nova variante relativa aos trabalhos de produção científica com o objectivo de incentivar o estudo e a investigação de matérias ligadas à habitação e à reabilitação urbana, procurando dar relevo às teses de mestrado que anualmente sobressaíssem pela qualidade e criatividade, bem como às teses de doutoramento que bianualmente se debruçassem sobre a matéria regulada.

Desde 2013, e decorrente das alterações do paradigma da construção e da nova realidade económico-social que o país enfrentou, o Prémio passou a incidir exclusivamente na variante da Reabilitação Urbana, tendo como principais objetivos:

1. Valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana;

2. Promover a disseminação de boas práticas;

3. Contribuir, através do conhecimento de experiências inovadoras, para a contínua adaptação a novas situações;

4. Assegurar, através da divulgação das melhores intervenções, também na perspetiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas;

5. Contribuir para a divulgação de melhorias sociais no acesso à habitação.