Prémio Nuno Teotónio Pereira

Com o objetivo de prestar homenagem ao Arquitecto Nuno Teotónio Pereira, o Conselho Diretivo do IHRU, I. P. entendeu, em 2016, alterar a designação do Prémio IHRU para Prémio Nuno Teotónio Pereira, pela vida e percurso de um arquiteto cuja vasta obra deixada assume um papel de grande relevância para o setor da habitação e de referência para as novas gerações.

Autor de inúmeras obras de referência, o Arquitecto Nuno Teotónio Pereira foi igualmente um investigador no domínio da habitação, tendo sido um dos primeiros a trazer o tema da reabilitação urbana para a discussão pública, quando em 1998 escreveu sobre a reabilitação nos bairros históricos de Lisboa.

A ligação do Arquitecto ao Instituto, é ainda mais estreita. O IHRU, I.P. foi a instituição à qual o Arquitecto escolheu doar o seu património ligado à intervenção em arquitetura e urbanismo, o qual foi acolhido e preservado para ser disponibilizado aos interessados.

De referir ainda que foi vencedor de diversos Prémios INH.

Neste contexto, e porque parte da sua vida foi dedicada aos temas da habitação e da reabilitação urbana, o Conselho Diretivo entendeu alterar a designação do Prémio IHRU para Prémio Nuno Teotónio Pereira, mantendo os mesmos objetivos:

a) valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana;

b) promover a disseminação de boas práticas;

c) contribuir, através do conhecimento de experiências inovadoras, para a contínua adaptação a novas situações;

d) assegurar, através da divulgação das melhores intervenções, também na perspetiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas;

e) contribuir para a divulgação de melhorias sociais no acesso à habitação.