Novos modelos de habitação acessível em debate na Semana da Reabilitação Urbana

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), representado por Rui Estríbio, vice-presidente do Conselho Diretivo, participou na sessão paralela “Novos Modelos capazes de gerar mais habitação acessível — O Caso da Reabilitação das Ilhas da Lomba”, integrada na 13.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que este ano decorreu de 12 a 14 de novembro, em Matosinhos.
A sessão dedicou-se ao debate em torno de modelos inovadores de produção e reabilitação habitacional, explorando novas formas de financiamento, gestão e participação comunitária. Partindo do caso de estudo da reabilitação das ilhas na Lomba, o encontro pretendeu discutir como experiências locais podem inspirar políticas públicas mais ágeis e inclusivas, capazes de articular investimento público, iniciativa privada e envolvimento cidadão.
O painel integrou ainda Sofia Alves, diretora de Habitação da Porto Vivo SRU, e Paulo Natividade, coordenador de Reabilitação Urbana da mesma entidade.
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto registou este ano cerca de 2 458 participantes, responsáveis por 14 058 inscrições nas várias sessões do evento, confirmando a crescente relevância do tema no panorama urbano e habitacional do país.