Relações Internacionais

 

O aumento dos preços das casas na UE - os factos (infografias)

O aumento dos preços para comprar e arrendar casa afeta muitos europeus. Descobre os principais factos sobre o tema e o que a UE faz nesta área.

Leia o relatório completo aqui

Autor: Parlamento Europeu
Data: dezembro/ 2024

 


 

 

Acessível para quem?
Reflexões sobre as possibilidades de um Plano de Habitação Acessível da UE sob a perspetiva da falta de habitação.

O mandato da nova Comissão prometeu um conjunto de ações inéditas para dar resposta à crise habitacional europeia.
No entanto, atualmente existem referências inconsistentes nos compromissos políticos da UE sobre como definir habitação acessível.
Considerando a falta de consenso sobre o que significa habitação acessível, este documento visa contribuir para a reflexão atual sobre como a UE pode abordar da melhor forma a crise habitacional e quais riscos estão à frente.

Leia o relatório completo aqui

Autor: FEANTSA
Data: novembro/ 2024

 


 

 

 

Estado Global das Políticas Urbanísticas 2024

A OCDE em colaboração com o UN Habitat publicou, a 5 de novembro, a última edição do relatório ‘Estado Global das Políticas Urbanísticas 2024 | Construir Resiliência e Promover Habitação Adequada, Inclusiva e Sustentável’, que abrange dados de 78 países (incluindo Portugal) e oferece perceções práticas para formuladores de políticas que pretendem melhorar a vida urbana e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com o aumento da concentração da população global em áreas urbanas, as cidades estão a impulsionar o crescimento económico. No entanto, nesse contexto, desafios como desigualdades, escassez de habitação acessível, eventos climáticos extremos, poluição e perda de áreas verdes persistem.

As Políticas Urbanísticas (PUNs) podem desempenhar um papel fundamental na gestão desses desafios e no desbloqueio do potencial total das cidades.

Relatório completo aqui

Autor: OCDE
Data: novembro/ 2024

 


 

 

  

Habitação Acessível e Sustentável na UE

Este estudo explora soluções políticas para habitação acessível e sustentável na União Europeia (UE), destacando uma série de fatores cruciais ao longo do processo de construção: habitabilidade, comunidade, acessibilidade económica, eficiência de recursos, circularidade e resiliência às mudanças climáticas.

Investiga duas tendências emergentes: digitalização e a integração de entidades da economia social na oferta de habitação, que não abordam apenas os desafios habitacionais imediatos, mas também se alinham com mudanças sociais mais amplas, como o envelhecimento da população.

A digitalização otimiza o planeamento, a construção e a gestão, aumentando a eficiência dos recursos, enquanto as entidades da economia social dar prioridade a soluções habitacionais sustentáveis e orientadas para a comunidade, que promovem a acessibilidade, a estabilidade de longo prazo e a resiliência.

A pesquisa oferece recomendações políticas de médio e longo prazo voltadas para a promoção de uma habitação inclusiva, acessível e sustentável em toda a Europa.

Aceda ao estudo completo aqui

Autor: European Economic and Social Committee
Data: Agosto/ 2024

 


 

 

 

Recomendações do Comité Económico e Social Europeu (CESE) para habitação sustentável, acessível e digna

Os europeus, como um todo – não apenas os grupos mais vulneráveis – estão cada vez mais preocupados com a crescente falta de habitação acessível.

O Comite Económico e Social Europeu (CESE) tem levantado há muito tempo a questão da habitação acessível, acessível, sustentável e digna, e em particular a necessidade de investir em habitação social e acessível para os cidadãos da UE.

O CESE acredita que as instituições europeias devem agir para tirar a Europa da atual crise habitacional, em cooperação com os Estados Membros e em conformidade com os princípios da subsidiariedade.

Documento integral

Autor: Comité Económico e Social Europeu
Data: 2024

 


 

 

 

Fórum Habitação 2024 - Pontos-chave


Sob o tema “Habitação digna e acessível sem fronteiras”, o Fórum Habitação 2024 criou um espaço para conversas interdisciplinares sobre temas ligados às questões mais importantes da habitação.

Os participantes abordaram questões como: soluções habitacionais específicas para os grupos mais vulneráveis, agências de arrendamento social, eficiência energética dos edifícios, recuperação pós-conflito na Ucrânia, bem como estratégias inovadoras e ferramentas financeiras para aumentar o parque habitacional a preços acessíveis.

O Fórum Habitação pretende reunir os intervenientes do setor da habitação para aprender, colaborar e posicionar a habitação como um motor-chave de cidades sustentáveis ​​e de crescimento económico. O fórum procura trazer à luz novos pensamentos e soluções inovadoras para desafios habitacionais complexos. Acolhe diversas partes interessadas e profissionais envolvidos no tema da habitação digna, acessível e ambientalmente sustentável.

Os participantes incluem líderes empresariais influentes, legisladores, académicos, urbanistas, arquitetos, promotores imobiliários, representantes de organizações internacionais e organizações não governamentais, empresas sociais, organizações de financiamento de habitação, empresas tecnológicas, organizações juvenis, investigadores, defensores e outros.

Organizado pela Habitat for Humanity International.

O evento e relatório com os pontos-chave completo aqui

Data: junho . julho/ 2024

 


 

 

 

Conclusões da Conferência do CESE sobre a "Crise Habitacional na Europa – o Caminho a Seguir?"

Da conferência sobre o tema “Crise imobiliária na Europa - O caminho a seguir?”, realizada a 20 de fevereiro de 2024, em Bruxelas, o European Economic and Social Commitee, resultou uma publicação com as principais conclusões e recomendações sobre como enfrentar a atual crise imobiliária.

A conferência avaliou os progressos feitos desde o lançamento da Estratégia de Renovação (Renovation Wave), como parte do Pacto Ecológico Europeu, e abordou alguns dos principais desafios. Como a disponibilidade e a acessibilidade de habitação digna é uma questão de crescente preocupação para os europeus, especialmente para os jovens, a conferência examinou as condições habitacionais e as necessidades dos jovens. Finalmente, a conferência analisou como simplificar e tornar mais coerentes os diversos sistemas de financiamento para investimentos em habitação social e acessível.

As conclusões refletem um compromisso claro com a promoção de políticas habitacionais inclusivas, sustentáveis e acessíveis, e destacam a importância de uma ação coletiva e coordenada para resolver a crise habitacional na Europa.

Documento original aqui

Autor: Comité Económico e Social Europeu
Data: fevereiro/ 2024

 


 

 

 

"Habitação social e além – Kit operacional sobre o uso de fundos da UE para investimentos em habitação social e serviços associados"

A crise habitacional está presente em toda a UE. Muitos europeus têm dificuldades para encontrar uma habitação acessível e digna.

A habitação não é apenas uma questão de tijolos e cimento. Tem impacto nas comunidades e coesão social. O direito à habitação digna e acessível está no centro de uma forte Europa social que desejamos. A habitação social deve continuar a estar no centro do desenvolvimento de políticas habitacionais, para proteger os cidadãos, em particular os mais vulneráveis. A habitação é uma questão complexa que exige uma abordagem política holística, englobando considerações econômicas, sociais e financeiras. Por isso, precisamos de um forte compromisso político, políticas habitacionais eficientes e financiamento adequado.

Os fundos da UE podem fornecer aos Estados Membros recursos financeiros adicionais para os esforços em investir em habitação adequada. São igualmente um catalisador para reformas políticas e para fortes parcerias entre diferentes atores, a fim de garantir habitação digna e acessível para todos. Para fazer o melhor uso dos fundos da UE, a cooperação estreita entre a UE, os Estados Membros, as regiões e as cidades é essencial.

Este kit oferece uma visão geral de todas as oportunidades oferecidas pelos fundos da UE no campo da habitação social e serviços associados. 

Através de estudos de caso, é possível verificar o impacto que os fundos podem ter no terreno. Por exemplo, no âmbito da Recuperação e Resiliência, os Estados Membros programaram reformas e investimentos direcionados para habitação acessível e social e outras infraestruturas sociais, totalizando cerca de 15 bilhões de euros. Outros fundos da UE, como o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Fundo Social Europeu+ e o programa InvestEU, também apoiam o acesso à habitação acessível e social e serviços relacionados.

Publicação completa aqui

Autor: Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, da Comissão Europeia
Data: dezembro/ 2023

 


 

 

 

Estado da Habitação 2023

Esta edição tem como foco o modo como a habitação pública, o cooperativismo e a habitação social contribuem para a transição energética justa e como as pessoas e as comunidades estão a lidar com a atual situação da habitação.

Relatório completo

Autor: Housing Europe
Data: 2023

 


 

 

 

#Housing2030: Políticas eficazes para a habitação acessível na região UNECE

Esta publicação explora os desafios da acessibilidade à habitação e os instrumentos políticos existentes para melhorar a acessibilidade à habitação na região da UNECE e facilita o intercâmbio e a divulgação de boas práticas na melhoria da acessibilidade à habitação entre os países e as cidades da região.

Reune ferramentas de política de habitação para promover resultados habitacionais mais acessíveis, inclusivos e neutros para o clima. As ferramentas estão agrupadas em quatro temas de governação, terras, finanças e neutralidade climática, e são normalmente combinadas para moldar os sistemas habitacionais de forma a proporcionar melhores resultados habitacionais.

Autor: UNECE, UN-Habitat e Housing Europe
Data: outubro/ 2021