Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022

Decorreu no dia 30 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira que contou com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues.

Sendo este o prémio mais antigo do setor do imobiliário, em Portugal, o Prémio NTP, que distingue os resultados reveladores do domínio técnico incentivando as boas práticas neste âmbito, reuniu no ano 2022 candidaturas na vertente de Reabilitação Urbana e na vertente de Produção Cientifica.

A presente edição registou 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de Reabilitação Urbana e dez candidaturas na vertente de Trabalhos de Produção Científica.

O Júri, na vertente de Reabilitação Urbana, presidido pelo Arq.º Fernando Almeida, entendeu distinguir 7 candidaturas e atribuir 3 prémios, 1 prémio especial e 3 menções honrosas.

Na vertente de Produção Científica, o Júri, presidido pela Dr.ª Isabel Dias, entendeu distinguir 2 candidaturas, tendo atribuído 2 prémios.

» Regulamento do Prémio NTP 2022


angle-left null Espaço Envolvente ao Centro de Artes e Criatividade
Menção honrosa
Reabilitação Urbana | Reabilitação de Conjunto Urbano ou requalificação de Espaço Público
Espaço Envolvente ao Centro de Artes e Criatividade
Torres Vedras
Centro de Artes e Criatividade
PROMOTOR
Município de Torres Vedras
EXECUÇÃO
Construções Pragosa, S.A.
PROJECTO
Município de Torres Vedras

Esta requalificação enquadra-se numa operação alargada de regeneração urbana, o “Plano de Ação de Regeneração Urbana” (PARU), que, por sua vez, se insere num plano estratégico multifacetado de revitalização designado por “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Encosta de S. Vicente” (PEDU) e que, para além do plano de ação referido, integra outros planos de ação com impacto sobre o território: o “Plano de Ação para a Mobilidade Sustentável” (PAMUS) e o “Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas” (PAICD). O projeto âncora do PARU, a reabilitação do antigo Matadouro Municipal para a instalação do Centro de Artes e Criatividade (CAC), define uma nova centralidade com a instalação de um equipamento público de abrangência supramunicipal numa zona periférica e desqualificada de Torres Vedras. Assumido como projeto de regeneração urbana consequente desta opção estratégica, o projeto de Requalificação Urbana e Paisagística do Espaço Público Envolvente ao Antigo Matadouro Municipal estende-se a uma área de intervenção de cerca de 15.000m2 para nascente, sul, poente e norte do CAC, articulando esta intervenção com outras intervenções de requalificação e regeneração do edificado igualmente incluídas no PEDU e respetivos programas de ação – PARU, PAMUS e PAICD. As intervenções no edificado, dispersas pela área de intervenção, com um enfoque nas questões sociais e culturais, juntam processos de revitalização e regeneração social a projetos de requalificação física, conferindo ao presente projeto e obra o papel de cerzir estas intervenções a um espaço público qualificado, adequado às exigências contemporâneas de mobilidade e valorização ambiental.