Conferência e Exposição sobre Maquetes de Arquitectura

Pormenor da maqueta n.º 8 - Estabelecimento Prisional Regional de Faro

DGEMN: DSEP, Direcção de Serviços de Estudos e Projectos - Colecção de Objectos

No contexto da celebração do Dia Mundial de Arquitectura, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana leva a efeito no próximo dia 20 de Outubro, no Forte de Sacavém, as seguintes iniciativas:

15:00Conferência: "Maquetes de Arquitectura e a construção da realidade", com intervenções dos arquitectos Hestnes Ferreira, Paulo Tormenta Pinto e Bernardo Pimentel.

16:45 - Inauguração da Exposição sobre Maquetes de Arquitectura, constituída por dezoito maquetes de projecto e obras de renomados arquitectos nacionais, de grande impacto visual, recuperadas para este efeito e que integram o espólio documental sobre o património arquitectónico português.
 

Conteúdo da Exposição

A exposição, patente até 11 de Novembro, é constituida por dezoito maquetes, de projectos e obras da autoria de renomados arquitectos, de grande importância pública e que fazem parte do espólio documental sobre o património arquitectónico português.

Estas maquetes, de grande beleza e impacto visual, apresentam escalas variadas e foram cuidadosamente recuperadas para integrar este evento, o qual decorre num espaço especialmente preparado para o efeito e de grande harmonia arquitectónica, denominado Sala da Gravata, integrante desta fortificação militar datada do século XVIII.

Trata-se de uma iniciativa projectada com um forte cunho pedagógico, estando a organização interessada e apta a acolher visitas guiadas, dos vários estabelecimentos e níveis de ensino.  

Local: Forte de Sacavém - Rua Forte Monte Cintra (ponto de referência: Museu de Cerâmica)

Marcações para visitas: As visitas decorrem nos dias úteis de duração da exposição (entre as 9:30 e as 16:30), e podem cingir-se à exposição das Maquetes de Arquitectura ou englobar visita ao Forte (desde que solicitada antecipadamente), e onde funciona o Sistema de Informação para o Património Arquitectónico (visitável em cerca de 30 minutos adicionais).

Folheto de divulgação

outubro de 2011