Conferências "Centros Históricos e Vida Contemporânea"
O progressivo, desordenado e, muitas vezes, desregrado crescimento urbanístico das últimas décadas, associado a novos modelos de organização social, com reflexo no quotidiano dos núcleos consolidados das cidades, nomeadamente, nos seus centros históricos é, ao mesmo tempo, causa de inúmeros problemas sociais e ambientais e indutor de um novo conceito de planeamento, assente em preocupações ambientais e de preservação do património e, por oposição à construção, na reabilitação, na requalificação e na preservação desses núcleos.
A sua requalificação, todavia, além de despertar interesses divergentes, que é necessário equilibrar, é condicionada por variáveis, ás vezes, aparentemente, pouco compatíveis, como a sustentabilidade, a eficiência energética, os constrangimentos ecológicos e arquitectónicos e a simbologia ou memória histórica, por uma lado, e a dinâmica de mercado, as indústrias do lazer e da cultura, o turismo, a pluralidade de usos e o conforto da vida moderna, por outro. Trata-se, por isso, de intervenções de elevada complexidade, que obrigam a muitos e diversificados saberes e que, preferencialmente, devem envolver a sociedade e, particularmente, os organismos com responsabilidades na gestão destes espaços. Acrescente-se que o consenso que agora parece evidente na sociedade sobre estas questões não existia há algumas décadas, época em que o antigo era menosprezado face à construção nova e os próprios organismos públicos, as escolas e os intervenientes, exclusivamente preocupados com o progresso descuravam em absoluto as disciplinas relacionadas com a reabilitação.
Contudo, apesar de os objectivos serem consensuais, subsistem ainda muitas dúvidas sobre a melhor forma de os alcançar, mesmo nos aspectos ligados à reabilitação física dos imóveis.
É objectivo destas conferências promover a reflexão entre os decisores e o meio técnico e científico sobre as metodologias a implementar nas acções de reabilitação de edifícios, nos centros históricos, com vista a revitalizá-los optimizando a relação custos-benefícios nas intervenções.
Local: Auditório do Metropolitano de Lisboa (estação de metro Alto dos Moinhos)
Data: 6 de Novembro
Folheto de divulgação (ficha de inscrição)
novembro de 2009
Decorreu no dia 6 de Novembro, no Auditório do Metropolitano de Lisboa, as Conferências "Centros Históricos e Vida Urbana", promovidas por este Instituto, em colaboração com o ICOMPOS.
Estas conferências tiveram como objectivo conferências promover a reflexão entre os decisores e o meio técnico e científico sobre as metodologias a implementar nas acções de reabilitação de edifícios, nos centros históricos, com vista a revitalizá-los optimizando a relação custos-benefícios nas intervenções.
Sessão de Abertura
I PAINEL - Intervenções em centros históricos: reabilitação de edifícios
Moderador: Prof. José Teixeira Trigo (FECN-ULHT)
Conferencistas:
Prof. Vasconcelos Paiva (LNEC) - Anomalias em edifícios antigos
Prof. Alfredo Campos Costa (LNEC) - Reforço sísmico de edifícios antigos
Engº. João Apletton (A2P) - Técnicas de intervenção em edifícios antigos
II PAINEL - Intervenções em centros históricos: reabilitação de conjuntos urbanos
Moderador: Arq.º Fernando Canas (IGESPAR)
Conferencistas:
Prof. José Aguiar (FA-UTL/ Presidente do ICOMOS-P) - Cidade antiga, problemas novos: como a conservação encara(ou) as intervenções em património urbano!
Prof. Raimundo Mendes da Silva (FCT-UC) - A Recuperação do Centro Histórico de Coimbra
Arq.ª Ana Pinho (LNEC) - Políticas de reabilitação urbana: velhos princípios novas abordagens
- apresentação
- transcrição da intervenção
Dr. João Vieira (Coordenador do Departamento de Informação, Biblioteca e Arquivos do IHRU) - A Importância da Informação para a Requalificação dos Centros Históricos
III PAINEL - Intervenções em centros históricos: aspectos técnico-profissionais
Moderador: Prof. António Lamas - Presidente do Conselho de Administração da PSML, SA
- apresentação
Intervenientes:
Arqº. Vitor Mestre - Presidente da Ordem do Arquitectos
Engº. Fernando Santo - Presidente da Ordem dos Engenheiros
Engº. Vitor Cóias - Presidente do GECORPA
IV PAINEL - Intervenções em centros históricos: políticas e promoção
Moderador: Prof. Vasconcelos Paiva (LNEC)
Conferencista:
Prof. António Lamas (IST) - Alguns Problemas dos Centros Históricos Portugueses e Soluções
Intervenientes
Dra. Ana Delgado - Vogal e Administradora da Porto Vivo, SRU
- transcrição da intervenção
Dra. Teresa do Passo de Sousa - Presidente da Lisboa Ocidental, SRU
Dr. António Martinho - Presidente do Turismo do Douro
- apresentação
Dra. Fátima Ferreira - Coordenadora do Departamento de Programas de Reabilitação do IHRU
- apresentação
- transcrição da intervenção
novembro de 2009