IHRU e Municípios reforçam oferta de habitação acessível na Região de Coimbra

O IHRU, I.P. e os Municípios de Coimbra, Vila Nova de Poiares e Penacova assinaram, no passado dia 5 de agosto, as escrituras de cedência do direito de superfície sobre terrenos e prédios municipais para a construção e reabilitação de habitações destinadas a arrendamento acessível.
No total, serão criadas mais 35 novas habitações a rendas acessíveis, num investimento global superior a 5,4 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia (NextGenerationEU).
No Município de Coimbra, na Rua Padre António Vieira, será construído um edifício com 20 habitações, incluindo oito apartamentos de tipologia T0 e doze de tipologia T2, num investimento de 3,5 milhões de euros.
Em Vila Nova de Poiares, a intervenção decorrerá na Rua das Quintas, na Ribeira do Moinho, onde serão construídas 13 habitações, seis de tipologia T2 e sete de tipologia T3, com um investimento previsto de 1,7 milhões de euros.
No Município de Penacova, a reabilitação de uma antiga escola, situada na localidade de Parada, será convertida em duas habitações, com um investimento de cerca de 230 mil euros.
Estas operações inserem-se no âmbito do acordo de colaboração celebrado entre o IHRU, a CIM Região de Coimbra e os respetivos Municípios, com o objetivo de ampliar o Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis e dar resposta às necessidades habitacionais da população nos territórios envolvidos.