IHRU participa em reunião técnica da OCDE sobre habitação e território

Realizou-se na passada terça-feira, dia 11 de novembro, no Porto, uma reunião restrita de uma delegação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no âmbito do projeto europeu “Helping Regions Adapt to Demographic Change”. O encontro contou com a participação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), através do Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana (OHARU), representado por Maria da Graça Igreja.
A reunião, dedicada ao tema “Ordenamento do Território, Uso do Solo e Habitação”, teve como objetivo recolher contributos de entidades públicas sobre os impactos das transformações demográficas em áreas como o ordenamento do território, uso do solo, habitação, governação multinível, finanças, prestação de serviços públicos essenciais e infraestruturas. Esta auscultação visa apoiar a elaboração de análises e recomendações ajustadas às especificidades territoriais da região.
Durante a reunião, o IHRU partilhou informação sobre habitação e fatores que influenciam as dinâmicas demográficas, o uso do solo, a acessibilidade habitacional, a oferta de serviços e a atratividade global dos territórios.
O projeto europeu “Helping Regions Adapt to Demographic Change” pretende apoiar dez regiões da União Europeia particularmente afetadas pelo declínio demográfico, entre as quais se inclui a Região Norte de Portugal.