Portugal e Coreia do Sul reforçam cooperação na área da habitação acessível

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) recebeu, no dia 17 de setembro, pelas 10h, uma delegação da Gyeonggi Housing & Urban Development Corporation (GHUDC), entidade pública da Coreia do Sul responsável por promover a oferta de habitação acessível, na província de Gyeonggi-do, que serve cerca de 14 milhões de habitantes.
A visita, promovida a pedido da GHUDC, decorreu no âmbito de uma deslocação à Europa com o propósito de estudarem boas práticas, políticas habitacionais e modelos organizacionais, bem como realizar benchmarking das tendências mais atuais no apoio à habitação.
Durante o encontro, foram abordados temas como:
• O funcionamento do sistema de habitação social em Portugal;
• Modelos de gestão e políticas de arrendamento;
• Estratégias de proteção dos inquilinos;
• A organização institucional e os instrumentos de intervenção do IHRU.
O objetivo central da reunião passou pela troca de experiências e recolha de casos práticos que possam contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de habitação social a nível regional na Coreia do Sul.
Com esta visita, reforça-se a importância da cooperação internacional do IHRU no setor da habitação, promovendo a partilha de conhecimentos e soluções inovadoras para responder aos desafios habitacionais à escala global.