Conselho Diretivo
Foto Dr. Antonio Leitão
Presidente do Conselho Diretivo
António Manuel Martins Viana Gil Leitão
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HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Licenciatura em Direito, vertente de jurídico-económicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Certificado de pós-graduação em Direito Ordenamento Território, Urbanismo e Ambiente (2005/2006) pelo CEDOUA.

PERCURSO PROFISSIONAL

De 4 de janeiro até à presente data exerceu as funções de chefe do Gabinete da Ministra da Habitação, do XXIII Governo Constitucional.

De 30 de março de 2022 até 3 de janeiro de 2023, exerceu as funções de chefe do Gabinete da Secretária de Estado da Habitação do XXIII Governo Constitucional.

De outubro de 2019 até 29 março de 2022, exerceu as funções de adjunto do Gabinete da Secretária de Estado da Habitação do XXII Governo Constitucional.

De agosto de 2018 até fevereiro de 2019, exerceu as funções de técnico especialista do Gabinete da Secretária de Estado da Habitação do XXI Governo Constitucional.

De janeiro de 2016 até agosto de 2018, assegurou a coordenação informal do Gabinete de Estudos Estratégicos da Câmara Municipal de Lagos, juntamente com a liquidação da empresa municipal Futurlagos, E. M., S. A..

De 2008 a 2015, Administrador Executivo Empresa Municipal, Futurlagos, Empresa Local para o Desenvolvimento, E. M., S. A..

De 2004 a 2007, Técnico Superior Jurista na Câmara Municipal de Lagos.

Foto Arq Filipa Serpa
Vice-Presidente do Conselho Diretivo
Filipa Viegas Serpa dos Santos
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HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Doutoramento em Urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa sob o título «Entre Habitação e Cidade. Lisboa, os projetos de promoção pública: 1910|2010».

Curso de Especialização em Regeneração Urbana e Ambiental, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Licenciatura em Arquitetura de Planeamento Urbano e Territorial, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Membro inscrito da Ordem dos Arquitetos n.º 9530.

PERCURSO PROFISSIONAL

De maio de 2015 até à presente data exerceu as funções de Professora Auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De 29 de setembro de 2022 até à presente data, exerceu funções como Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De maio de 2022 até à presente data exerceu funções como Coordenadora Científica do curso de formação pós-graduada em Inovação em Habitação — 1.ª e 2.ª edição, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De abril de 2022 até à presente data exerceu funções na Comissão de gestão do Convénio Quadro entre a ETSAB-GRU e a FA/ULisboa-CIAUD: Investigação, Docência e Redes, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De outubro de 2021 até à presente data, exerceu funções como Membro da Comissão Coordenadora do curso de formação pós-graduada em Instrumentos de Política de Habitação — 1.ª, 2.ª e 3.ª edição, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De 15 de julho de 2021 até à presente data exerceu funções de Cocoordenadora do Gabinete de Habitação, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De 2009 até à presente data, exerceu funções como Investigadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De 16 de julho de 2021 a 29 de setembro de 2022 exerceu funções de Vice-Presidente do Conselho de Escola, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De 15 de abril de 2019 a 31 de maio de 2021 exerceu funções como Vogal do Conselho de Escola, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De 2008 a 2013 foi Bolseira de Doutoramento, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

De setembro de 2005 a maio de 2015 exerceu funções de Assistente Convidada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De janeiro de 2000 a setembro de 2005 exerceu funções de Técnica Superior de Urbanismo e Planeamento, na Câmara Municipal de Lisboa.

De março de 2000 e março de 2004 exerceu funções de Monitora na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De janeiro de 1999 a janeiro de 2000 exerceu funções como Arquiteta Estagiária na Câmara Municipal de Lisboa.

Foto Arq Fernando Almeida
Vogal do Conselho Diretivo
Fernando dos Santos Almeida
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HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Licenciatura em Arquitetura, na variante de Arquitetura, pela Universidade Lusíada de Lisboa.

É membro efetivo da Ordem dos Arquitetos, desde 1998.

PERCURSO PROFISSIONAL

De 16 de setembro de 2022 até à presente data exerceu as funções de vogal do Conselho Diretivo do IHRU, I. P..

De 1 de junho de 2022 a 15 de setembro de 2022 exerceu as funções de adjunto no Gabinete da Secretária de Estado da Habitação.

De março de 2017 a maio de 2022 exerceu o cargo de diretor da Unidade de Arquitetura e Engenharia dos Serviços Centrais do Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS, I. P.).

Integrou, em representação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a Comissão para a Promoção das Acessibilidades, prevista no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, na sua redação atual, formalmente constituída através do Despacho n.º 8614/2018, de 27 de agosto, tendo participado ativamente nos seus trabalhos que resultaram no relatório que foi objeto de divulgação em início de fevereiro de 2020.

Coordenou a Equipa de Projeto de Gestão e Operacionalização da Transição dos Estabelecimentos Integrados do Instituto da Segurança Social, desde julho de 2016, desenvolvendo responsabilidades nesta matéria até setembro de 2021.

Desempenhou as funções de técnico superior, nas atividades especializadas de arquitetura, no Centro Distrital de Lisboa, Núcleo de Apoio a Programas da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas, do ISS, I. P., de setembro de 2015 a julho de 2016.

De outubro de 2014 a setembro de 2015 exerceu a coordenação e gestão comercial na AJFS, Obras Públicas, S. A..

De outubro de 2013 a outubro de 2014 exerceu as funções de técnico superior, nas atividades especializadas de arquitetura, no Centro Distrital de Lisboa, Núcleo de Apoio a Programas da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas, do ISS, I. P..

De janeiro de 2012 a setembro de 2013 exerceu o cargo de diretor do Departamento de Infraestruturas e Manutenção, da Câmara Municipal de Leiria.

De agosto de 2011 a janeiro de 2012 exerceu as funções de diretor do Departamento de Planeamento e Ordenamento, acumulando ainda as funções de gestão e coordenação funcional do Departamento de Obras Municipais, na Câmara Municipal de Leiria.

De julho de 2010 a julho de 2011 exerceu as funções de diretor do Departamento de Planeamento e Ordenamento, acumulando ainda as funções de gestão e coordenação funcional do Departamento de Obras Municipais da Câmara Municipal de Leiria.

De janeiro de 2009 a junho de 2010 exerceu funções de técnico superior no Gabinete de Apoio Técnico do ISS, I. P..

De dezembro de 2001 a dezembro de 2008 exerceu funções de técnico superior, no Serviço Regional LVT, Departamento de Planeamento, Avaliação e Gestão Integrada de Projetos/Gabinete de Projetos e Acompanhamento de Obras no ISS, I. P..

De abril de 2000 a dezembro de 2001 exerceu as funções de técnico de construção civil na Câmara Municipal da Amadora.

De janeiro de 1999 a janeiro de 2000 realizou o estágio profissional como arquiteto na Câmara Municipal da Amadora.

Vogal do Conselho Diretivo
Sónia Maria da Silva Barbosa
Telefone: 21 7231500
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HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Frequência do Programa Doutoral em Contabilidade da Universidade de Aveiro, desde 2020;

Pós-graduação em Gestão e Controlo Financeiro e Orçamental da Universidade Nova - Information Management School;

Pós-graduação em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave;

Frequência da pós-graduação em Contratação Pública - Cedipre - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;

Mestrado, pré-Bolonha, em Ciências Empresariais - Especialização em Contabilidade - Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tema da dissertação: A Contabilidade Pública e a Utilidade da Base do Acréscimo - Caso Especial dos Municípios da Região Centro;

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro - Universidade de Aveiro.

PERCURSO PROFISSIONAL

De junho de 2012 até à presente data exerceu as funções de chefe de equipa multidisciplinar na Inspeção-Geral de Finanças - Autoridade de Auditoria, na área do Controlo da Administração Local Autárquica;

Entre dezembro de 2002 e maio de 2012 exerceu funções de inspetora de finanças na Inspeção-Geral de Finanças - Autoridade de Auditoria, na área do Controlo da Administração Local Autárquica;

Entre 1995 e novembro de 2002 exerceu funções de contabilista certificada e foi responsável administrativa e financeira de entidades privadas.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMPLEMENTAR

Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Casa da Música, desde 2021 até à presente data;

Docente Assistente Convidada da Universidade de Aveiro, desde 2020 até à presente data;

Formadora em diversas entidades sobre matérias relativas, em especial, à contabilidade, prestação de contas, consolidação de contas, indicadores de gestão e elaboração de documentos previsionais nos municípios, desde 2007 até à presente data.