Conselho Diretivo
Retrato
Presidente do Conselho Diretivo
Isabel Maria Martins Dias
Telefone: 21 7231500
Fax: 21 7277226
Email: cd@ihru.pt
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1982.
PERCURSO PROFISSIONAL

Iniciou a sua atividade profissional em 1983 como advogada estagiária sob o patrocínio da Dr.ª Vera Adão e Silva.

De outubro de 1987 a dezembro de 1990 - exerceu as funções de Adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Habitação e Construção do XI Governo Constitucional, onde começou a desenvolver a sua experiência na atividade de produção legislativa no domínio da habitação.

Janeiro de 1991 - ingressou como técnica superior do Departamento Jurídico do Instituto Nacional de Habitação, I. P. (INH, I. P.), tendo aportado relevantes contributos para a clarificação da interpretação de determinados regimes legais e respetivo histórico, com o reconhecimento que, em termos de avaliação, determinaria a sua progressão para a carreira de dirigente.

Março de 1998 - assume funções como diretora do Departamento Jurídico do INH, I. P., tendo a seu cargo a gestão desta unidade orgânica nos domínios da consultoria, contratação, contencioso e do apoio jurídico ao conselho diretivo daquele organismo. Manteve uma intensa atividade no âmbito da elaboração de pareceres e participação na atividade do INH, I. P., em contexto de apoio à produção legislativa no setor da habitação.

Em 2007, assume funções como diretora da Direção Jurídica do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P. (IHRU, I. P.) - criado na sequência da redenominação do Instituto Nacional de Habitação (INH), da integração do ex -Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE) e de parte das atribuições da ex -Direção -Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) ¿, mantendo as mesmas atribuições de gestão que vinha exercendo no INH, I. P., e participando de forma ativa e relevante na atividade desenvolvida pelo Instituto em contexto de apoio à produção legislativa nos setores da habitação, arrendamento e reabilitação urbana.

De julho de 2017 a fevereiro de 2019 - exerceu funções de Adjunta do Gabinete da Secretária de Estado da Habitação do XXI Governo Constitucional.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP), ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2009 - 2010);

Pós-graduação em Contratação Pública, Instituto de Ciências Jurídico - Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa (2009);

Pós-graduação em legística, Instituto de Ciências Jurídico - Políticas - Faculdade de Direito de Lisboa (2005 - 2006).


Retrato
Vogal do Conselho Diretivo
Luís Maria Vieira Pereira Roxo Gonçalves
Telefone: 21 7231500
Fax: 21 7277226
Email: cd@ihru.pt
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciatura em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, em 1995, com frequência do último ano na Facultà d'Achitettura dell'Università degli Studi di Firenze.
PERCURSO PROFISSIONAL

Desde fevereiro de 2012, é vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., onde tem sido responsável pelas áreas da gestão dos programas de financiamento e apoio à promoção de habitação e à reabilitação urbana; da gestão de obras; da contratação, garantias e consultadoria e da recuperação de crédito; Enquanto vogal do Conselho Diretivo do IHRU, assegurou a representação deste Instituto junto de várias entidades, designadamente:

- no Comité de Investimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas - IFRRU 2020;

- na Comissão Executiva da Estrutura de Gestão do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE);

- no Focus Group de avaliação ex-ante do Lote 4 dos Instrumentos Financeiros do Portugal 2020 - Instrumentos Financeiros para a Regeneração e Revitalização Física, Económica e Social em Zonas Urbanas;

- na comissão de avaliação do Programa de Ação 2007/2013 do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT); - no Conselho Estratégico do Salão Imobiliário de Portugal e;

- na "Coligação para o Crescimento Verde" - Grupo de Trabalho "Cidades e Território".

Foi membro do júri do concurso internacional para seleção das Entidades Gestoras Financeiras no âmbito do IFRRU 2020 e vice-presidente do júri do Prémio IHRU e do Prémio Nuno Teotónio Pereira;

Entre 2008 e 2011, dirigiu e coordenou a equipa técnica para elaboração dos projetos de reabilitação do espaço público na zona de intervenção da sociedade Frente Tejo, S.A., na frente ribeirinha da Baixa Pombalina, sob gestão da Parque Expo, S.A.;

Entre 1997 e 2012, desenvolveu a sua atividade profissional como arquiteto, realizando projetos nas áreas de habitação coletiva e unifamiliar, reabilitação de edifícios, planos de pormenor, complexos de cinemas, espaços comerciais, escritórios, instalações industriais e empreendimentos turísticos.

Recebeu vários prémios em concursos de conceção arquitetónica, decorrente de projetos desenvolvidos no âmbito da sua atividade.

ATIVIDADE ACADÉMICA

Entre 1995 e 2007, foi docente do Curso de Arquitetura da Universidade Moderna de Lisboa, tendo lecionado as cadeiras de Elementos de Arquitetura, Projeto I, III e IV;

Concluiu da parte curricular de Doutoramento em Teoria e Prática de Reabilitação Arquitetónica e Urbana, na Escuela Técnica Superior de Arquitectura - Universidad de Sevilla;

Em 2012, concluiu a pós-graduação em Avaliação Imobiliária na Escola Superior de Atividades Imobiliárias.

OUTRAS ATIVIDADES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Desenvolveu atividade de avaliação imobiliária para concessão financiamento hipotecário;

Participou, como orador, em diversas conferências e seminários sobre habitação, instrumentos de financiamento e reabilitação urbana;

Em 2013, concluiu o Curso Avançado de Gestão Pública (CAGEP) no INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.


Vogal do Conselho Directivo - Henrique Ferreira
Vogal do Conselho Diretivo
Henrique Daniel Dias Pinto Ferreira
Telefone: 21 7231500
Fax: 21 7277226
Email: cd@ihru.pt
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Licenciatura em Contabilidade e Administração Financeira pelo ISCAL, em 1996

PERCURSO PROFISSIONAL

Desde 1994, é quadro superior do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU, IP), anterior Instituto Nacional de Habitação (INH).

Entre 2007 e 2010, integrou o Conselho de Administração do OPART, E. P. E., com os pelouros financeiro, administrativo, recursos humanos, implementação dos sistemas de controlo interno e sistemas de informação.

Entre 2010 e 2012 foi Diretor de Habitação e Reabilitação Urbana do IHRU, I. P.

Entre 2012 e 2014 e entre 2003 e 2007 desempenhou as funções de Diretor Financeiro do IHRU e do INH, respetivamente.

Em 2014, foi Assessor do Parlamento Nacional de Timor-Leste para a área da Gestão Financeira e Orçamental integrado num projeto financiado pela União Europeia e gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Em 2015 foi nomeado Adjunto da Secretária de Estado da Cultura do XXI Governo Constitucional. No mesmo Governo, foi depois adjunto do Secretário de Estado da Cultura e era até agora assessor da Ministra da Cultura, acompanhando as pastas financeira e orçamental, assim como as empresas públicas da área governativa da Cultura.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Pós-graduação em Controlo de Gestão e Performance pelo ISCTE/INDEG (2011/2012).