Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022

Decorreu no dia 30 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira que contou com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues.

Sendo este o prémio mais antigo do setor do imobiliário, em Portugal, o Prémio NTP, que distingue os resultados reveladores do domínio técnico incentivando as boas práticas neste âmbito, reuniu no ano 2022 candidaturas na vertente de Reabilitação Urbana e na vertente de Produção Cientifica.

A presente edição registou 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de Reabilitação Urbana e dez candidaturas na vertente de Trabalhos de Produção Científica.

O Júri, na vertente de Reabilitação Urbana, presidido pelo Arq.º Fernando Almeida, entendeu distinguir 7 candidaturas e atribuir 3 prémios, 1 prémio especial e 3 menções honrosas.

Na vertente de Produção Científica, o Júri, presidido pela Dr.ª Isabel Dias, entendeu distinguir 2 candidaturas, tendo atribuído 2 prémios.

» Regulamento do Prémio NTP 2022


angle-left null Bairro do Sobreiro
Menção honrosa
Reabilitação Urbana | Reabilitação de Conjunto Urbano ou Requalificação de Espaço Público
Bairro do Sobreiro
Maia
Bairro do Sobreiro
PROMOTOR
Espaço Municipal - Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A.
EXECUÇÃO
Pascoal & Veneza, Lda.
PROJECTO
Nuno Lopes e Sofia Mota

O projeto refere-se à reabilitação de vários edifícios no designado Bairro do Sobreiro, localizado na freguesia da Cidade da Maia, concelho da Maia, concretamente os blocos 1, 2, 3, 4, 11,12, 13, 16, 17, 18 e 26, que a ESPAÇO MUNICIPAL – Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A., em articulação com a Câmara Municipal da Maia promoveu, na qualidade de proprietária e gestora do mesmo.

Enquadrada no Programa Operacional Norte 2020, e incluída numa estratégia mais abrangente de regeneração urbana do centro da Maia, a operação em causa envolveu a reabilitação da envolvente exterior dos blocos e suas zonas comuns interiores, no intuito de melhorar o conforto térmico das habitações.

A intervenção compreendeu a aplicação de um sistema de fachada ventilada com isolamento térmico incorporado na caixa de ar, a substituição das caixilharias por novas com corte térmico e vidro duplo, a renovação da cobertura, a introdução de sistemas de ventilação mecânica e autorregulável, a eliminação de múltiplas patologias construtivas e, inerentemente, a requalificação da imagem exterior dos edifícios.